III Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa (CCQL-PLP)

Sobre o projeto

O Instituto Nacional de Saúde de Moçambique e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promoveram, entre os dias 27 e 31 de maio/2019, em Maputo, a terceira edição do Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa (CCQL-PLP). O evento teve como objetivo promover a formação e o debate com vistas à harmonização de procedimentos e metodologias de controle da qualidade, conducentes à melhoria do diagnóstico laboratorial com benefício direto para as instituições e para a população em geral dos países envolvidos.

Desafios

Contribuir para a melhoria da qualidade nos laboratórios em países de língua oficial portuguesa, através de reuniões com profissionais e peritos na área, visando apresentar e debater o cenário atual, bem como difundir e promover os ajustes necessários. 

Realização de cursos teóricos e teórico-práticos de controlo da qualidade interno, avaliação externa da qualidade, estatística básica aplicada ao controle da qualidade, cálculo do erro total e incertezas, validação de métodos e referenciais normativos, entre outros temas técnico-científicos.

Soluções

A CEO da Lince Consultoria Maria Helena Savino, membro do comitê cientifico do evento, participou ativamente da sua organização e, também, ministrou os mini cursos: “Interpretação da ISO/IEC 171025”; “ISO 17043”; “Ensaio Interlaboratorial” e “Gestão de Riscos”.  Por fim, proferiu a palestra “Biossegurança e Biosseguridade”.  

Além da satisfação por representar o Brasil em um evento dessa grandeza, a coroação final se deu com a divulgação da avaliação dos participantes, onde mais de 80% deles o qualificaram  como: EXCELENTE.

Fechar Menu
maria-helena-savino-consultora
Dias
Horas
Minutos
Segundos

IV Congresso Brasileiro Qualidade em Laboratório​

 Garanta sua vaga agora!