Instituto Evandro Chagas

Sobre a empresa

O Instituto Evandro Chagas – IEC, é um importante Centro de Pesquisas de micro-organismos e patologias, com sede em Belém do Pará e com laboratórios em Ananindeua-PA. É respeitado e reconhecido nacional e internacionalmente, inclusive como referência mundial em Ciências Biológicas, Meio Ambiente e Medicina Tropical. Dentre as inúmeras atividades desenvolvidas destacam-se os laboratórios de referência para Febre-amarela, Rotaviroses e mais recentemente para Zica. Dada a relevância e importância dos trabalhos desenvolvidos, por também ser uma referência mundo afora para vários ensaios e visando se adequar às exigências internacionais, imprescindível se tornou a acreditação dos seus laboratórios, em especial as Seções de Meio Ambiente e Arbovírus. Em processo licitatório bastante concorrido, a Lince Consultoria e Treinamentos sagrou-se vencedora do certame e, após árduo, porém, gratificante trabalho, pôde contribuir para que este respeitável Instituto obtivesse o selo da acreditação ISO/IEC 17.025 e ISO 15189 pelo Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO. As referidas acreditações foram motivo de grande comemoração, tanto dos profissionais que compõem aquele Instituto quanto pelos Consultores da Lince Consultoria, os quais, além da satisfação pelo exitoso trabalho, saíram daquela tarefa com a certeza de que fizeram parte não apenas de mais um trabalho louvável mas, principalmente, de terem colaborado com um grande passo dado pelo Instituto para prosseguir na sua nobre missão de salvar e melhorar a condição de vidas de milhões de pessoas.

Desafios

É sabido que mesmo os grandes profissionais sentem uma certa apreensão ao se depararem com um grande desafio. A bem da verdade, no nosso modesto entendimento, o que difere os fortes dos fracos é que os primeiros aceitam os desafios mesmo com o frio da barriga e prosseguem com coragem e desejo de acertar, enquanto os segundos simplesmente não os encaram ou se perdem pelo caminho pela falta de conhecimento adequado ou mesmo de disposição para enfrentar as inúmeras exigências da norma. Para nós da Lince Consultoria e Treinamentos grandes desafios são verdadeiro combustível e molas propulsoras para alcançarmos os objetivos propostos. No Instituto Evandro Chagas -IEC- não foi diferente. Ser responsável por auditar e sugerir alterações em um Instituto de Excelência e de reconhecimento nacional e internacional com mais de 80 anos de atuação e de inegáveis e exímios serviços prestados não poderia ser tarefa para amadores. A nossa missão e responsabilidade eram gigantes, mas, não menos gigante era o nosso desejo de acertar e contribuir para que o excelente serviço pudesse alcançar patamares mais altos. E nós conseguimos! Após meses de trabalho e empenho exemplar de consultores e profissionais abnegados daquele Instituto, o nosso trabalho foi coroado com as tão almejadas e necessárias acreditações ISO/IEC 17.025 e ISO 15189.

Soluções

Quando se chega em um laboratório em construção ou com pouco tempo de atuação, ou ainda, que nunca adotou qualquer tipo de plano de gestão e/ou boas práticas, o trabalho da consultoria é relativamente mais fácil porque começar do zero garante mais autonomia para se proceder as alterações/adequações necessárias. No caso de uma instituição de 80 anos e com trabalhos de excelência, identificar e corrigir eventuais desajustes é, porém, uma missão mais complexa, posto que lidamos com profissionais qualificados e de elevados conhecimentos técnicos. A grande vantagem é que quando você trabalha com pessoas muitíssimo competentes mas que não se deixam consumir pela vaidade e que acatam as sugestões é certo que aquilo que já era muito bem executado pode obter avanços e melhorar ainda mais. E foi isso que conseguimos. Foi dessa forma que, primeiro, nos reunimos com toda a equipe envolvida para entendermos as responsabilidades de cada um e traçarmos os próximos passos. Logo em seguida, auditorias internas foram realizadas, visando identificar os eventuais problemas a serem atacados. Sempre com vistas na Norma ISO/IEC 17025 e sem jamais macular a condução dos trabalhos até então realizados, conscientizamos os profissionais daquele Instituto a realizarem alterações de procedimentos que estarim mais consentâneos com as exigências da Norma. A cada adequação, alteração, inclusão, exclusão etc, novas reuniões eram agendadas e todos os envolvidos participavam: opinando, questionando e esclarecendo dúvidas. Concluída aquela etapa, passávamos ao pronto ataque das não conformidades detectadas em outras áreas, procedimentos etc e assim caminhamos em harmonia e com total censo de cooperação. O desejo de acertar daqueles profissionais foi fundamental para o sucesso do nosso trabalho e todas as alterações e adequações sugeridas, quer seja de procedimentos, quer seja de instalações físicas etc foram sempre e prontamente atendidas. O resultado de tanto desejo de acertar e o total comprometimento com o programa não poderia ser outro. O Instituto Evandro Chagas, em parceria com a Lince Consultoria e Treinamentos Ltda, deram um verdadeiro show e outro não poderia ser o desfecho da história senão a indicação dos auditores do INMETRO para que o Instituto obtivesse a tão almejada certificação ISO/IEC 17025.
Fechar Menu