União Européia / Mercosul

Sobre o projeto

Em 2009, a União Europeia (UE) e o Mercosul assinaram o maior acordo de cooperação entre os dois blocos, de um total de 18 milhões de euros, destinado ao desenvolvimento sustentável da região, o Econormas Mercosul.

O Projeto, de “apoio ao aprofundamento do processo de integração econômica e ao desenvolvimento sustentável do Mercosul”, visava acreditar laboratórios da América do Sul, tendo como objetivo melhorar a qualidade e segurança dos produtos da região, bem como o crescimento harmônico das atividades econômicas e comerciais, fortalecendo, assim, a produção e o consumo sustentável, além da proteção ao meio ambiente e à saúde.

 

A Lince Consultoria e Treinamentos em parceria com a Biominas Brasil  foram as responsáveis pela gestão e execução da capacitação das equipes dos laboratórios para criação e fortalecimento de capacidades locais de teste químico em seis laboratórios em Estados do Mercosul, no âmbito da implementação do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) à norma ISO/IEC  17.025.

 

Os laboratórios participantes são: Centro Multidisciplinario de Investigaciones Tecnológicas – CEMIT (Paraguai), Instituto Nacional de Tecnología, Normalización y Metrología – INTN (Paraguai), Instituto Nacional de Tecnología Industrial – INTI (Argentina),  Laboratorio de la Dirección Nacional de Medio Ambiente – DINAMA (Uruguai), Laboratorio Tecnologico del Uruguay – LATU (Uruguai) e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO (Brasil).

Desafios

Impulsionar o programa de apoio ao aprofundamento do progresso de integração econômica e desenvolvimento sustentável do bloco sul-americano, conhecido como Econormas Mercosul, era o nosso grande desafio.

O programa tinha como principal objetivo apoiar a consolidação do bloco sul-americano e o desenvolvimento sustentável da região por meio da promoção de práticas de produção e consumo sustentável e do fortalecimento da proteção do meio ambiente e da saúde. 

A coordenação técnica do processo de capacitação das equipes de seis laboratórios, distribuídos em 4 países, ficou sob a responsabilidade da CEO da Lince Consultoria e Treinamentos: Maria Helena Savino.

Soluções

Foi realizada uma seleção criteriosa de consultores especializados em validação de métodos, incerteza da medição, ensaios específicos por área de atuação dos laboratórios e ISO/IEC 17025. Em reuniões com a coordenação do Projeto Econormas Mercosul e representantes dos laboratórios, foram estruturados planos de capacitação por país participante. Foram concluídas 100% das atividades previstas, todas aprovadas pela coordenação do projeto.

Fechar Menu
maria-helena-savino-consultora
Dias
Horas
Minutos
Segundos

IV Congresso Brasileiro Qualidade em Laboratório​

 Garanta sua vaga agora!