inifnity-mentoria-logo-3

Mentoria em Qualidade Laboratorial

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Eleve os seus conhecimenots sobre acreditação ISO/IEC 17025 para o próximo nível.

O Brasil convive atualmente com um crescimento exponencial nas exigências para a acreditação de laboratórios na ISO/IEC 17025, seja pelos órgãos regulamentadores ou mesmo pelo mercado. A mudança neste mercado é uma realidade que nenhuma empresa ou profissional da área podem ignorar, sob pena de serem preteridos e verem os concorrentes ganhando cada vez mais espaço.

Assim, é fundamental que todos os envolvidos neste setor estejam atentos às novas tendências e exigências e se capacitem e também qualifiquem as suas empresas.

No entanto, importantíssimo destacar, que no processo de acreditação de laboratórios existem muitas obscuridades que configuram verdadeiras armadilhas e que podem fazer você perder muito tempo e dinheiro ou mesmo não conseguir atender a contento o seu cliente, sua maior fonte de satisfação e divulgação.
Talvez, neste momento você esteja vivendo um ciclo vicioso, fazendo cursos e mais cursos, os quais mais lhe confundem que esclarecem; ou talvez você esteja sentindo falta apenas de alguém que lhe diga exatamente o que fazer, e como fazer, para que você consiga avançar em seus processos que qualidade no laboratório, seja como empreendedor, colaborador ou até mesmo consultor.

Foi exatamente, por perceber um número significativo de pessoas e empresas na situação supracitada que, após 20 anos no mercado de consultorias, treinamentos e acreditações referentes a ISO/IEC 17025, aliados ao fato de ter vivenciado os papéis de gerente da qualidade, instrutora, consultora e avaliadora de laboratórios, que nossa CEO Maria Helena Savino, decidiu abrir, algumas poucas vagas para seu grupo de mentoria, o Infinity.

“Se eu soubesse o que sei hoje com 18 anos, amigo… Bill Gates ia ser pequeno para mim”. É por isso que Pedro Janot, primeiro presidente da Zara no Brasil e Conselheiro da Azul Linhas Aéreas, acredita tanto no poder da mentoria. Teria se aproveitado muito de um mentor, em seu início de carreira – para ele, é como tomar um atalho do bem: “Quer dizer, você não necessariamente precisa passar por tudo que ele passou. Pega uma parte e aplica”.

Por isso o mentor ganhou uma definição curiosa, nas palavras de Pedro: fast food do conhecimento – “você pega um cara com 30 anos de experiência e tem ele à disposição por poucas horas para condensar isso tudo”.

Escolhemos um trecho de uma matéria da Endeavor, escrita por Gabriela Levy, pois consideramos que ele reflete exatamente a proposta do Infinty: um grupo de pessoas ávidas por conhecimento e resultados, lideradas por uma mentora que conhece bem os caminhos!

Sobre a especialista

Maria Helena Savino

Possui 20 anos de experiência em acreditação de laboratórios.

  • MBA em Gestão Institucional, especialização em Gestão de Pessoas e Biossegurança em Laboratórios;
  • Pertence ao banco de avaliadores líderes da Coordenação Geral de Acreditação- CGCRE para as normas ISO IEC 17025:2005 e ISO 17043;
  • Coordenadora Sênior do processo de acreditação do Instituto Evandro Chagas do Ministério da Saúde, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, do Laboratório GREEN da PUC MINAS;
  • Coordenadora do Projeto Econormas Mercosul da União Européia no Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.
  • Desenvolveu atividades relacionadas a acreditação em laboratórios como CERTBIO da Universidade Federal de Campina Grande, Empresa Brasileira de Agropecuária – EMBRAPA, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA , Instituto de Metrologia de Moçambique, Sociedade Norte Americana de Microbiologia, Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, Organização Pan Americana de Saúde – OPAS, Centro Panamericano de Febre Aftosa – PANAFTOSA, Instituto Evandro Chagas do Ministério da Saúde, Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, Companhia de Saneamento do Ceará – CAGECE, Companhia de Saneamento de Brasília – CAESB, entre outros.

Conheça alguns de nossos clientes

Quais pontos serão trabalhados na mentoria?

Aplicação da ISO/IEC 17025 - Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração

Nesta etapa será desenvolvido um estudo, em profundidade, dos conceitos. Serão descritos os passos para a implementação dos itens:
4. Requisitos Gerais;
5. Requisitos de Estrutura;
6. Requisitos de Recursos;
7. Requisitos de Processos;
8. Requisitos de Gestão.

Estudo dos documentos normativos e orientativos do INMETRO relacionados ao processo de acreditação ISO/IEC 17025.

Nesta etapa serão discutidos e destacados os documentos do INMETRO aplicáveis a cada etapa do processo de acreditação, desde a sua abertura no “Sistema Orquestra” até as sanções aos laboratórios.

Gestão de Riscos

Nesta etapa será realizado um estudo da ISO 31.000:2018 e a sua aplicação para atendimento dos requisitos da acreditação ISO/IEC 17025:2017.

Etapas do processo de acreditação

Nesta etapa será apresentado o fluxo do processo de acreditação e as devidas orientações para que este seja feito com clareza e objetividade.

Método de implementação e acreditação de laboratórios desenvolvido pela Lince Consultoria e Treinamentos – Mapa para Acreditação.

Depois de 20 anos no mercado, com o incrível percentual de  100% de clientes de consultoria acreditados, a equipe da Lince Consultoria desenvolveu uma metodologia ágil e segura para a acreditação de laboratórios, que  será apresentada, em detalhes, para os membros de Infinity.

Como funcionará a mentoria?

Encontros

Serão 3 meses de acompanhamento por meio de encontros online e em grupo a cada 15 dias, cada encontro tem duração de 3 a 5 horas.

Você também terá direito a 1 encontro presencial, de dois dias, com os membros do Infinity e especialistas convidados, em Belo Horizonte. Os membros do grupo receberão um calendário das atividades da mentoria.
As despesas de hospedagem e deslocamento do mentorando, não estão inclusas no valor da aplicação.

Acompanhamento

Durante o período de duração da mentoria, estaremos juntos, diariamente, em grupo de conversas no Telegram. Este grupo será um espaço onde você poderá levar suas dúvidas, solicitar esclarecimentos, interagir e trocar experiências com os demais participantes.

Atenção Exclusiva

Será que darei conta de tirar as dúvidas de todo o grupo? Com mais de 20 anos de experiência e 100% de clientes acreditados? Sim, não tenho dúvidas e, aliás, dúvidas sobre o tema, os meus mentorandos não terão. O seu projeto será o nosso projeto. As suas metas também serão as minhas e darei feedbacks de todas as etapas a serem desenvolvidas pelos mentorandos. Vamos?

Número limitado de participantes

O Grupo Infinity terá, somente, 10 vagas! Ai você pode se perguntar: por que só dez vagas? Eu respondo: O meu grupo de mentorandos terá um tratamento exclusivo será acompanhado perto. Dessa forma, para que eu possa fazer deste grupo uma experiência única, onde os participantes possam terminar o processo seguros de que fizeram o melhor investimento, possível em suas carreiras ou negócios, eu preciso me dedicar, o que não seria possível em grupo grande de pessoas.

Aplicações

Para se candidatar a uma vaga no Infinity os interessados deverão preencher o formulário de aplicação para que eu pessoalmente, analisar as respostas. Em uma segunda etapa, eu entrarei em contato com os mentorandos para que eu possa conhecer melhor os interessados e avaliar se possuem o perfil necessário para fazerem parte do seleto grupo: Infinity. No final da seleção, os aprovados receberão um contato da minha equipe visando a conclusão da inscrição.

Qual o valor da mentoria?

Para ingressar no Grupo Infinity, o investimento será de R$10.000,00 (dez mil reais), os quais poderão ser pagos em até 10 vezes no cartão de crédito ou R$8.000,00 (oito mil reais) à vista, através de boleto ou transferência bancária.

Importante: O pagamento somente será feito após a aprovação do candidato pela Mentora, Maria Helena Savino.

FAQ

Veja as espostas para as perguntas mais frequentes

O Grupo de Mentoria Infinity é indicado para profissionais da área de laboratórios, empreendedores, consultores e pessoas interessadas no tema que já possuam conhecimento prévio da norma ISO/IEC 17025.

A mentoria será em grupo, no entanto será permitida a participação de somente uma pessoa por aplicação.

A mentoria terá  duração de três meses.

Não. A mentoria tem por objetivo apresentar os caminhos e as melhores estratégias para a acreditação, não é uma consultoria.

Certamente que a expertise que o mentorando irá adquirir lhe permitirá conhecer a fundo a Norma ISO/IEC 17.025 e suas exigências. Entretanto, a acreditação depende de outros fatores que fogem do mero domínio irrestrito da legislação como, por exemplo, mas sem se limitar, espaço físico do laboratório a ser acreditado,  tipos de equipamentos, qualificação da equipe etc.

inifnity-mentoria-logo-3