Se você já é um profissional na área de controle de qualidade ou está se formando agora, provavelmente já ouviu falar da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 786/2023, emitida pela ANVISA.
O que talvez você não tenha notado, é que essa nova RDC transformou o mercado de controle de qualidade em um verdadeiro oceano azul de oportunidades.
Inúmeros artigos e matérias já comprovam que o mercado de qualidade vem crescendo a cada ano, por fatores como envelhecimento populacional, avanço da tecnologia, e a necessidade de confiabilidade nos resultados.
Apesar de todo esse crescimento, são pouquíssimos profissionais realmente qualificados para atuar com os novos padrões de qualidade da ISO 17025.
Então raciocina comigo a situação atual do mercado:
Muita Demanda
Poucos Profissionais
= Muita Oportunidade nas mãos de poucos profissionais
E eu te falo isso com propriedade, estou há mais de 20 anos nesse mercado e posso comprovar: NUNCA HOUVE MOMENTO MELHOR PARA APRENDER SOBRE A ISO 17025.
É por isso que eu quero simplificar a norma para você e te ajudar a aproveitar esse momento.
Eu cansei de ver bons profissionais que ficam com medo na hora da auditoria, ou que não conseguem boas oportunidades por falta de conhecimento, ou ainda pior…
QUE SE SENTEM INSEGUROS PELA FALTA DE CONTEÚDOS PRÁTICOS E QUE ENSINAM DE FATO SOBRE A ISO 17025
Afinal, não é culpa sua que a faculdade não te preparou para essas mudanças. Era papel dela te ensinar sobre isso.
Mas agora eu te pergunto: você vai deixar isso te paralisar ou fará parte do grupo de profissionais que estão saindo na frente e dominando o mercado de qualidade?
Meu nome é Maria Helena Savino, sou casada e mãe de um casal com 22 anos de experiência na acreditação de laboratórios.
Sou Diretora da Lince Consultoria e Treinamentos. Formada em MBA em Gestão Institucional, com especializações em Gestão de Pessoas e Biossegurança em Laboratórios, uma figura de destaque no banco de avaliadores líderes da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) para as normas ISO IEC 17025 e ISO 17043.
Atualmente, sou Coordenadora Sênior no processo de acreditação de renomadas instituições como o Instituto Evandro Chagas do Ministério da Saúde, COPASA, CAGECE, CAESB, e Laboratório Bioanálises.
Além disso, coordeno o Projeto Econormas Mercosul da União Europeia no Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, e tenho colaborado com importantes entidades como CERTBIO da UFCG, EMBRAPA, ANVISA, Instituto de Metrologia de Moçambique, OPAS, PANAFTOSA, entre outras.
Sou uma das referências na área de acreditação de laboratórios, elevando padrões de qualidade e segurança em diversas organizações nacionais e internacionais.